sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

ROTEIRO DA PROPOSTA

PROJETO UCA – AMAPÁ

PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC

ROTEIRO DA PROPOSTA

PROJETO: LIXO

IDENTIFICAÇÃO: ESCOLA MUNICIPALARACY NASCIMENTO

CLIENTELA: ENSINO FUNDAMNETAL - 2° e 3° ano

PROFESSORES: CIMAIS E ELZA

CURSISTA: LIDIA PINHEIRO SILVA

AREAS DO CONHECIMENTO: Linguagem, Ciência humana e naturais

1. JUSTIFICATIVA

Sentimos a necessidade de uma maior conscientização por parte de aluno, devido a sujeira que acumula no chão da escola durante as aulas e principalmente após os recreios a escola apresenta aspectos de desleixo e poluição visual desagradável. Percebemos também, a falta de conscientização por parte dos alunos, ao bem estar da comunidade e agredir ao meio ambiente como um todo.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Ø Desenvolver a limpeza na escola, juntamente com a oportunidade de estudo e interação com o meio ambiente, de forma que ocorra a participação efetiva dos alunos, favorecendo as noções de higiene e melhoria da qualidade de vida.

2.2.OBJETIVO ESPECÍFICO

Ø Incentivar aos alunos a desenvolver o hábito de não jogar o lixo no chão, a partir de utilização de lixeiras diferenciadas que atraiam o interesse do aluno em utilizá-las;

Ø Estabelecer a noção de responsabilidade coletiva, transformando a escola num ambiente limpo e saudável, tornando-a um lugar mais agradável;

Ø Chamar a atenção dos alunos para a importância dos hábitos e de higiene e limpeza, oferecendo uma oportunidade de estudos, lazer e interação;

Ø Apresentar a coleta seletiva do lixo como uma excelente alternativa, explicando benefícios da reciclagem;

Ø Estimular, na própria escola o hábito de separar o lixo orgânico e inorgânico, encaminhando tudo o que for possível para a reciclagem.

3. CONTEÚDO CONCEITUAL

Ø Demonstrar ao aluno a importância de manter a limpeza e aos benefícios da higienização da escola: a importância da coleta seletiva do lixo e da reciclagem

4. CONTEUDO PROCEDIMENTAL

Ø Estabelecer tarefas pedagógicas para cada grupo;

Ø Fazer o levantamento do N° de lixeiras da escola e dos locais onde há necessidade de implantação;

Ø Produzir frases, desenhos, cartazes, textos informativos e parodias de incentivo a limpeza da escola;

Ø Trabalhar esteticamente as lixeiras, para que os demais alunos adquiram maior vontade de utilizá-lo, incrementando as lixeiras de maneiras diversas.

5. CONTEÚDO ATITUDINAL

Ø Desenvolver nas crianças hábitos saudáveis, para que apliquem não só na escola, como também, para que transmitam esses conhecimentos para os familiares e todas as pessoas que conheça no meio que residem.

6. PROBLEMATIZAÇÃO

Quais os motivos que levaram o pátio da escola ficar sujo após o recreio?

Como cada aluno poderia ajudar para amenizar esse quadro?

Após esses debates iniciais, os professores direcionarão uma roda de conversa com comentário a respeito do projeto, destacando a importância da participação de todos. Depois de alcançada a atenção dos alunos para o “problema do lixo na escola”, serão apresentado filmes destacando o problema do lixo e a necessidade de Coleta Seletiva e da Reciclagem.

7. PROCEDIMENTO METODOLOGICO

Após a atenção dos alunos para o projeto, utilizando as fotografias do pátio antes e depois do recreio, serão apresentados nos filmes que retratam o problema do lixo e a necessidade da reciclagem. Serão divididas as tarefas entre as séries. As atividades desenvolvidas serão: identificação das lixeiras de acordos com as cores. Concurso de frases, as quais serão sempre espalhadas em pontos estratégicos da escola, e a produção de texto, parodia, poemas, panfletos e cartazes. Estas atividades serão desenvolvidas em oficinas. Será feito pelos alunos um levantamento de todas as lixeiras que a escola possuir,de quanto mais necessitar, bem como os locais de suas instalações. Será feito a coleta semanalmente, pesando-o para serem tabulados e representados em gráficos. Essas tarefas ficarão a cargo da disciplina de matemática. Por fim serão utilizados murais para fixar fotos e as demais atividades desenvolvidas durante a execução desse projeto.

8. RECURSOS

Serão utilizados os seguintes recursos: maquina digital, murais, laptops, DVDs, televisor, balanças, luvas descartáveis, folhas, cartolinas, lápis, tesoura, régua, tintas, pinceis, entre outros.

09. AVALIAÇÃO

Serão avaliadas as produções de textos, observando as coerências, coesão e criatividade.

Serão comparadas as fotos da sujeira do pátio da escola tiradas antes e após a implementação do projeto.

Serão observadas nas amostragens feitas através da mensuração do lixo produzido pela escola: valor total do produzido, quando foi selecionado e colocado o grau do envolvimento dos alunos no projeto. Por fim, os alunos farão um relatório relatando as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto, suas experiências, o seu envolvimento e o quanto aprenderam com o projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário